Películas permitidas e proibidas por lei

Seu fumê é permitido ou proibido por lei?

Entenda se a película fumê instalada em seu automóvel é proibida ou permitida pela lei de transito de João Pessoa?

Leis para película
Leis de transito para aplicação de película fumê em automóveis

Conforme as normativas do CONTRAN, existem regras específicas para cada vidro que se localiza no veículo. Ou seja, o vidro traseiro tem uma regra diferente para os vidros laterais, e para o para-brisas, confira:

Para-brisas: deve ter pelo menos 75% de transparência. Vidros laterais do motorista e passageiro: mínimo de 70% de transparência.Vidros da parte de trás do veículo: estes podem ser bem mais escuros, podendo ter apenas 28% de transparência.

Acesse o link a seguir para mais informações sobre fumê em João Pessoa. Fumê em João Pessoa

Além das referidas especificações de transparência, deve ainda constar no vidro o selo com seu grau de transparência chancelado junto ao vidro. Isto porque, caso seja necessário, uma análise policial, as informações devem ser visíveis ao agente.

Também é importante destacar que em eventuais vistorias efetuadas pelo Detran, há o teste da película de vidro. Caso não esteja dentro dos parâmetros da lei, o condutor poderá ser multado.

Leia o que dizArt. 111 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro)

II – o uso de cortinas, persianas fechadas ou similares nos veículos em movimento, salvo nos que possuam espelhos retrovisores em ambos os lados.

III – aposição de inscrições, películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, quando comprometer a segurança do veículo, na forma de regulamentação do CONTRAN.

Parágrafo único. É proibido o uso de inscrição de caráter publicitário ou qualquer outra que possa desviar a atenção dos condutores em toda a extensão do para-brisa e da traseira dos veículos, salvo se não colocar em risco a segurança do trânsito.

Ou seja, película fumê é permitida desde que não prejudique sua segurança e de terceiros no trânsito. Em 26 de outubro de 2007 foi criada a Resolução n.º 254 do CONTRAN, lei que regulamenta as películas.

Película escura pode causar acidentes de transito

Tome cuidado com as películas de vidros que forem muito refletivas e escuras, posto que justamente essas são proibidas. Isto porque acabam por prejudicar outros motoristas, devido ao reflexo do farol nos vidros.

Por isso, antes de escolher uma película de vidro fumê em João Pessoa, vá até um profissional capacitado com conhecimentos das leis de trânsito. Posto que este estará totalmente pronto para lhe atender dentro das medidas estabelecidas pelo CONTRAN.

Tirar dúvidas em nosso WhatsApp